segunda-feira, 31 de março de 2008

Tristeza (04/04/2001)


há uma tristeza infinda em seus olhos...
uma tristeza que penetrou minh’alma
que calou meu riso, deixando-me triste.
(Rocha e Almeida, 2006)











Ouvir Baixo, porém ecoante
aquele som se repetiu
várias vezes no meu coração
que já se partiu


Jamais tentarei denovo,
não quero novamente provar
o gosto amargo da experiência
que não tentou, mas conseguiu machucar.

Tudo fechou-se
aos meus olhos tristes
que não vêem mais a alegria
e não têm mais a harmonia
que prevalecia em meus olhos de menina

Tudo está sufocado
minha voz não grita,
chora ou esperneia...
só tenta, sem êxito
expressar meus sentimentos

O que antes era luz
agora é escuridão.
O que antes se sentia
agora é vazio, imensidão
opaca, oca, gelada, solidão...

Essa tristeza apenas me motiva
a escrever para sempre
a colocar no papel a minha dor
a transformar lágrimas em tinta
e do vazio criar: poesia!

5 comentários:

Patrícia de Medeiros Nóbrega disse...

Decidi postar esse poema em especial, pela força e apoio de um amigo! Fazer o que gostamos é muito importante, mesmo que a fonte de inspiração seja "o nada"!

Apesar dos apelos aos poemas felizes, gosto de escrever sobre a tristeza, acho que quando se está alegre se expressa os motivos, quando se está triste a tendência é escondê-los, e a poesia é uma válvula de espace, uma forma de desabafo!

Agradeços as críticas e os elogios!

Sara Barbosa disse...

A bichinha, tava triste.
Mas já se diz que quando um artista enfrenta situações de tristeza e recolhimento, consegue ter suas melhores inspirações. Quando Renato Russo ficou só no seu apartamento, sem querer a presença nem de seus familiares, ele teve sua época mais produtiva. O mesmo se diz de John Lennon, num curto período que se separou de Yoko, escreveu várias músicas, antes de voltar para a mulher da sua vida.
Portanto, continue inspirada em momentos de tristeza também que vai sair coisa boa.

Bjin

Anônimo disse...

pati! adorei o poema, ficou bem pesado... imaginei 1000 coisas com ele.
parabens!
e continue a produção! a evolução é inevitavel p vc.
:*********

Filipe disse...

Tudo fechou-se
aos meus olhos tristes
que não vêem mais a alegria
e não têm mais a harmonia
que prevalecia em meus olhos de meninO.

Admite que tu escreveu isso por causa do que eu passei...

Huahuahua!! Muito bonita ficou a poesia. E encaixou perfeitamente no que eu tava sentindo ontem...

=D

=***

Anônimo disse...

Quem um dia já não se sentiu assim???
É impossível ler e não ver o próprio retrato em algum momento da vida.
Eu li e chorei.
Perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!